Saiba como escolher o primeiro pet

Dicas para escolher o primeiro pet!

Acolher um animal em nossos lares é um decisão muito importante! Trará inúmeros benefícios, inclusive alguns relacionados à nossa própria saúde, mas também trará muitas responsabilidades. Além da alegria que o convívio com animais de estimação nos proporciona, podemos adicionar muitos pontos favoráveis como aprendizado sobre responsabilidade e sobre a própria vida para as crianças. Existem vários trabalhos comprovando os benefícios de se conviver com animais. Os mais estudados são o controle de doenças relacionadas ao estresse, como hipertensão, hiperglicemia e insônia.  A responsabilidade de ter sobre nossos cuidados um outro ser vivo, por si só, já nos faz fugir um pouco do mundo moderno e estressante e nos faz olhar para a vida ou a própria manutenção desta.

Quando pensamos em nos responsabilizar por um animal de companhia, seja adotado ou comprado, temos que já ter respondido algumas perguntas importantes. Quanto tempo teremos disponível para cuidar do novo companheiro? Quanto espaço teremos disponível para esse propósito? Quanto dinheiro poderemos gastar para os cuidados com esse animal?

Então, diante destes questionamentos, teremos muitas opções. Podemos escolher aquários, terrários, gaiolas, ou então, animais que possam conviver conosco em todos os ambientes da casa, como cães e gatos.

Animais de aquário, terrário ou gaiola parecem uma boa opção por muitas vezes precisarem de um custo inicial menor e menos visitas ao veterinário ou “pet shops”. Mas se engana quem acha que haverá menos obrigações ou responsabilidades. Montar um ambiente saudável para o “pet”, escolher alimentação mais adequada, fazer visitas com periodicidade ao veterinário, são alguns dos pontos que precisam ser levantados para que essa interação seja harmoniosa e saudável. Contudo, montar um micro-ambiente como um terrário ou um aquário, nos trará um pequeno pedaço da natureza para dentro de casa.

A escolha entre cães ou gatos se torna muito difícil dada a quantidade de mudanças que teremos que nos propor a fazer. Cães precisam interagir muito com pessoas e outros cães. Precisam se exercitar fisicamente e mentalmente. Algumas raças precisam de cuidados de “pet shop” frequentes. Já os gatos, que devem ser domiciliados, precisam da disponibilidade de atividade física e mental dentro de casa, precisam de algumas alterações na decoração desta, precisam de vasilhas e fontes de água que fiquem disponíveis em vários ambientes e de bandejas sanitárias sempre limpas.

O perfil da cada casa, ou família, será fundamental para a escolha entre um cão ou um gato. E ainda assim, existem lares onde é possível abrigar ambas as espécies. Normalmente o perfil de quem prefere gatos está relacionado a pessoas que tem pouco tempo disponível para passear ou brincar com seu animal, pessoas que gostam de animais mais independentes, com aspecto mais selvagem, ou até, pessoas que não gostam de latidos. O perfil para as casas de quem prefere cães, está mais voltado à atividades ao ar livre, passear com os cães, socializar com outras famílias e animais ou até, relacionado à condicionamento e adestramento do pet.

Mesmo assim, ainda temos raças de cães e gatos que tem necessidades específicas. Então, se a escolha tender para um felino, devemos decidir se queremos um animal de pelo longo ou curto, mais ou menos ativo, que é mais independente ou mais carente, se é pequeno ou gigante, dentre outras. Para os cães, as variáveis são quase infinitas. Temos cães de 2 a 80 kilogramas, de pelos curtos, semi-longos ou longos. Cães super ativos e outros que não toleram exercícios. Cães muito submissos ou muito territoriais. Cães mais rústicos ou que necessitam cuidados de “pet shop” semanais. O importante é que a escolha agrade à nova família e que essa nova família possa atender as necessidades do novo membro.

Nossa equipe está preparada para ajudar na escolha e procura do novo membro da família, mas também, uma vez que a escolha já tenha sido feita, poderá colaborar com as decisões e mudanças necessárias para fazer com que esse convívio seja mais agradável e saudável!

1 Comment

  • admin, março 5, 2019 @ 11:54 am Reply

    Etmmy text of the prnting and type news seting industrs standard known prin aretertook a printing and typenews galley type.Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi c

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
WhatsApp Entre em contato